domingo, 5 de janeiro de 2014

♥ Dezesseis Luas - Livro ♥


Olá pessoal, hoje eu vou falar do livro que terminei recentemente de ler: Dezesseis Luas (Beautiful Creatures #1). Já havia falado sobre o filme antes, e que me desapontei com o final mas a realidade é que o livro é um milhão de vezes melhor. Mas não me arrependo de ter visto o filme, vi até mais uma vez para relembrar o que é abordado no filme e o que foi retirado. Bem, vamos la!

O livro é narrado por Ethan, como no filme. Um pequeno primeiro capítulo conta sobre a cidade em que ele mora, falando da tradição da cidade de décadas e décadas e como gostaria de sumir dali o mais rápido possível. Depois ele começa a falar dos sonhos, que a um mês tem se repetido. Tinha a garota, ele estava caindo, cheiro de limão e alecrim, a lama e os dedos escorregando pelos seus. No livro, Ethan não corre todas as manhãs, mas ele dorme de tênis, pois os sonhos parecem tão reais que sua cama está sempre cheia de areia, os pés e as unhas, de lama. Só achei legal falar sobre isso pois são motivos bem diferentes por ele dormir de tênis.

Enfim, o livro se desenrola praticamente igual ao filme, mudando pequenos detalhes que não fazem TOTALMENTE a diferença. Até chegar um pouco mais do que a metade, ai muda tudo e demais. O livro é muito mais sombrio que o filme, os personagens são bem explorado como igual, mas o filme cortou MUITOS personagens importantes, como as primas de Lena e outros parentes que são muito legais. Ethan e Lena possuem uma "telepatia" (chamada Kelt), que os fazem conversar esteja onde estiverem, isso facilita as vezes e às vezes não muito (imagina seu namorado(a) "lendo" seus pensamentos). Eles juntaram dois personagens em um no filme, Tia Marian foi transformada em Amma, Marian é a bibliotecária da cidade e melhor amiga da falecida mãe de Ethan, ela é importante na história e uma criatura interessante. Como quase ninguém vai à biblioteca, ela passa os dias de meia recitando pelos corredores partes de livros famosos ou de escritores famosos. Amma tem muito mais tarefas no livro, ela passa quase todo tempo la. O pai de Ethan aparece no livro (waw), mas não são aparições muito legais (ele ainda está muito arrasado pela morte da esposa e passa a maior parte do tempo escrevendo "o livro" -ele é escritor- e só sai para tomar banho, passa o dia dormindo e "escreve" a noite)

Eu realmente devorei esse livro, é tudo muito bem explicado (sim, tem páginas de sobra para explicações), você consegue entender cada parte. Você se intriga, fica com raiva, fica feliz, da risada. Apesar do livro ser sombrio, tem suas piadinhas, como um capitulo chamado "Rima com bruxa" passando pro inglês você pode imaginar no que vai dar!* Mas os personagens também tem suas piadas. Eu já havia conhecido alguns personagens no filme, mas o livro me abriu um mar de conhecimento/entendimento mais profundo sobre eles, o que é maravilhoso de se ler. Consegui imaginar Lena e Ethan muito bem, como todos os personagens (o filme acertou nisso). Acho menos dolorido assistir o filme primeiro e ler depois, pois você só conhece mais e entende melhor o que você não tinha entendido bem no filme, ou por deixarem algumas coisas no ar. Mas imagino o quão dolorido foi para quem leu primeiro. Eu não posso reclamar, conheci o livro por causa do filme, e por que depois de Crepúsculo aprendi a deixar minha mente aberta para o que vem.

O livro possui quatro volumes, como já disse no post sobre o filme, Dezesseis Luas, Dezessete Luas, Dezoito Luas e Dezenove Luas. Suas capas são muito bonitas. O livro original tem uma capa mais sombria e seus nomes são Beautiful Creatures, Beautiful Darkness, Beautiful Chaos e Beautiful Redemption (não consigo entender por que mudaram o nome do livro ;/) Eu tive alguns problemas para encontrar a versão original da capa do primeiro livro, algo sobre a Editora não estar mais fazendo a original para fazer a capa do filme no lugar. Mas depois da Saraiva me dizer isso (e causar muitos problemas para mim e para meu amigo que me deu o livro de presente, peguei o dinheiro de volta pra comprar em outro lugar), eu encontrei nas lojas americanas um MONTE de volumes com a capa original! Olha só. É uma versão com páginas mais finas e brancas, mas o tamanho é o mesmo. E fica aqui minha indignação sobre mudar capas de livros por causa de filmes. E também fica aqui meu amor a J.K. Rowling que nunca deixou isso acontecer com Harry Potter (eu realmente detesto isso).

Enfim, coloquei algumas imagens do filme para ilustrar um pouco. E aqui fica mais um gif do filme dos erros de gravação :) Espero que tenham gostado do post, eu recomendo sim o livro, e se forem ver o filme vejam primeiro que o livro ;) até a próxima pessoal!


* Para quem não entendeu a piada: Bruxa = Witch que rima com Bitch haha

♥Strawberry Queen

2 comentários:

  1. É engraçado como SEMPRE o livro é absurdamente melhor que o livro! São poucos filmes que eu também li o livro e pensei, nossa a adaptação ficou realmente muito boa. Fiquei curiosa em saber um pouco mais da história, não assisti o filme mas li o post aqui no blog, acho que ao mesmo tempo que ta claro ficou meio confuso quando li o post no livro KSOPASPO'. acho que preciso ler ou assistir para entender melhor x.x'
    Beijos tudo de bom =)

    ResponderExcluir
  2. É bem confuso no começo. Pois dependemos da personagem principal para entender do que tudo se trata. Mas ai outros personagens no decorrer da história começam a dar explicações e tudo está ligando e nada é o que parece! *-* da até um frio na barriga quando falo dele hhauhauhahua to travadinha no começo do terceiro livro, mas aconteceu no segundo e foi maravilhoso depois! *-* quando você tiver uma brecha pra romance na sua lista de livro vale a pena ;D
    Beijinhos, tudo de bom pra você também!

    ResponderExcluir