domingo, 4 de maio de 2014

♥ O Morro dos Ventos Uivantes ♥ LIVRO


Olá pessoal, durante o meio do semestre eu tive a oportunidade de ler O Morro dos Ventos Uivantes. Foi um livro recomendado pelo meu namorado, e meu irmão tinha uma versão bilíngue (com muitos erros) antiga, muito antes do livro se popularizar (por isso os erros). É um clássico da literatura inglesa, sendo sitado em muitos filmes e salas e aula. Vamos lá!.

O livro conta duas histórias contínuas. É um drama (dos bem dramáticos) mas que me agradaram muito. No inicio eu achei muito complicado e difícil de ler, desistindo na primeira tentativa. Meses se passaram e eu tentei de novo, conseguindo. Por ser um livro muito antigo, muito se fala para se falar algo pequeno. O que é o próprio charme do livro.

O livro conta o romance que não deu certo de Catherine e Heathcliff. É mostrado como um amor amaldiçoado. Desde crianças os dois viviam juntos. A história começa com um novo inquilino, Senhor Lockwood, nas propriedades do Senhor Heathcliff, que faz uma visita e é muito maltratado. Nelly, a governanta da Granja que senhor Lockwood alugou, que é a narradora de toda a história, e conta tudo para o novo inquilino. Acho incrível sua memória magnífica, mas tudo bem (haha). Ela começa quando Heathcliff foi levado ao morro quando era ainda criança, ninguém sabia de onde ele tinha vindo ou de seu passado, mas foi criado como um filho do proprietário.
Atenção, post com Spoiler

Muitas coisas acontecem depois da morte do proprietário, uma delas, Catherine fazendo amizade com as crianças que moravam na Granja, Linton e Isabella,  Heathcliff acaba não gosta muito deles, quando adulto passa a odiá-los. A relação de Catherine e Heathcliff aparentemente é de amor e ódio, Catherine era muito orgulhosa, e Heathcliff não estudava ou se limpava.
Quando mais velhos, Heathcliff simplesmente some, se sentindo aparentemente "impotente" por não ser Alguém para se casar com Catherine. Catherine acaba se casando com Linton e indo morar na Granja. Depois de muito tempo Heathcliff reaparece, rico e bonito, fazendo Catherine subir pelas paredes e trazendo muitas confusões. No fim Catherine morre de tristeza e loucura, mas deixa uma criança, uma menina, que o pai nomeia com o mesmo nome da mãe, mas essa era chamada de Cathy por todos.
Isabella, a irmã de Linton, em uma parte da história, se casa e foge com Heathcliff, mas ele é um monstro e a trata muito mal, fazendo-a fugir com uma criança ainda em seu ventre, um menino, que chamou de Linton. (criatividade pra nome dessa escritora, CADE?), alguns anos depois ela falece e o Linton (pai de Cathy) vai busca-lo na cidade onde moravam. Cathy é puro amor na primeira vez que ve Linton, mas a criança é muito doente e não se parece nada com o pai, ele é levado para o morro sem Cathy saber quem é seu pai, quem mora no morro e por que Linton não pode apenas ficar com eles. Um dia ela desobedece a todos e sobe até o morro e descobre Linton escondido na casa. Eles começam a se corresponder por cartas secretamente, Nelly acaba descobrindo e mandando queimar todas as cartas.
Drama vai, drama vem, o maior desejo de Heathcliff acontece, Linton pai morre, Cathy se casa com Linton primo e vai morar no morro. Como a tia, é muito maltratada, mas até a morte de Linton primo por sua saúde é cuidadosa mesmo quando Heathcliff se recusa a chamar um médico. Cathy começa a se dar bem com o primo (filho do irmão de sua mãe) mas Heathcliff o transformou em um ignorante, não dando estudo quando seu pai morreu e tirou ele de Nelly. Ele só sabia fazer trabalhos pesados e havia se tornado feio. O primeiro encontro dele e Cathy não acabou bem, e ela vivia desdenhando dele por não saber ler. O final é "feliz". Você acaba desejando a morte de Heathcliff, e ele acaba virando o fantasma do pântano "assustando" por todos que passavam por lá frequentemente. Apesar de tudo era apenas sua imaginação, uma criança dizia que Heathcliff estava com uma senhora no alto de uma colina quando Nelly passava, mas ela não viu simplesmente nada, fazendo de Heathcliff mais um fantasma de lenda de terror.
----------------------------------
Confesso que em algumas partes do livro fiquei meio aterrorizada com algumas cenas lidas, me deixando realmente com medo, mas depois foi passando e se tornando uma boa leitura. Eu gostei muito do livro, recomendo para quem tem paciência de ler livros com linguagem mais arcaica. Hoje vocês não encontrarão facilmente a capa que lhes mostro nessa postagem, e sim uma parecida com capa de crepúsculo com uma rosa branca. (Infelizmente é o livro favorito de Bella e Edward, fazendo com que as pessoas vão ler o livro com uma visão errada, e muitas vezes se decepcionam).

Muitos filmes, seriados de TV e radio foram criados baseados no livro. O livro fala que a melhor verão é a de 1939. Eu pretendo ver alguns e fazer um post falando sobre todos eles. Se achar muito longo farei separado ou dividido.
Por hoje é só pessoal! Espero que tenham gostado do post de hoje, espero que não tenha ficado tão massante de se ler ou confuso... O livro se torna um pouco confuso pela repetição de nomes e infelizmente fiz um post com spoilers, mas foi necessário quando minha real intenção é compara-lo com o filme. Então se você tiver oportunidade de lê-lo eu recomendo muito, mas você precisa estar pronto para ler (repito!).
Até mais pessoal!

♥Strawberry Queen

2 comentários:

  1. Que post delicioso de ler, nada como ler impressões pessoais e bem construidas! <3 Nada ficou confuso não minha querida, não para mim. Acredita que eu ainda não li esse livro? Foi exatamente pela impressão que tive ao ler Crepúsculo na época. Achei que iria encontrar um livro meia boca com um drama que não convence. Agora mudei minha visão e o coloco de novo na lista de leitura. Adorei essa "atmosfera" dramática e de terror que o livro parece demonstrar. Obrigado pelo post, resenha, impressões e palavras maravilhosas, grande abraço!

    Ewerton Lenildo (Viajante das Letras) - viajantedasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou para ler este livro a muito tempo, comprei e acabei emprestando para a minha irmã que não me devolveu até hoje kkk' De qualquer forma a lista de livros para ler é enorme e não sei se mesmo se ele estivesse em casa eu teira lido =( Devo avisar que não li a partir do aviso de Spoiler porque como vou ler achei melhor não ler kkkk'
    Abraços tudo de bom!

    http://cortinasderenda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir