quarta-feira, 3 de abril de 2013

♥ A viagem de cem passos ♥

Olá pessoal, o dia anda muito corrido ultimamente, faculdade não está dando descanso nos trabalhos e o dia a dia não colabora. Vamos la!

----------------------->SPOILER<------------------->

 Hoje falarei de um livro que li ano passado e que gostei muito! ''A viagem de cem passos'' de Richard C. Morais. O livro conta a história de Hassan Haji desde sua infância na Índia até a ida a frança com a família. Ele era de uma família com uma renda boa, tinham um restaurante e ficavam na divisão da cidade entre a parte super-rica e a parte super pobre. Com a morte da mãe o pai não via mais motivo para ficar ali e eles começam a viajar pela Europa até que ficam na França e conhecem sua vizinha da frente, Madame Mallory, uma velha muito ranzinza que não gostou de ter indianos barulhentos abrindo um restaurante na frente do seu. Cem passos era o que separava um casarão do outro. E ai a história começa realmente a se desenrolar. A todo o momento no livro o escritor consegue passar sensações se as vezes até cheiros e sabores a quem está lendo. Quando ele está descrevendo a comida do restaurante indiano, falando de pratos e as vezes até de ingredientes que você nunca ouviu falar, mas com o passar da descrição você começa a ter uma ideia dos sabores ou quando ele começa a descrever a comida francesa e você tem uma vaga ideia de como é o sabor de um Foie Gras ou pelo menos uma ideia de como é.
O livro fala de muitas experiências que Hassan acaba adquirindo com a vida dele trabalhando no restaurante da Madame Mallory e depois quando ele vai para Paris trabalhar em outros restaurantes e depois até abrir o seu próprio. Muitas delas que provavelmente todos jovens chefes passaram ou ainda vão passar.
Amei ler esse livro, o encontrei em um passeio com minha amiga quando estávamos em campinas na Saraiva e achei o nome interessante. Ia deixar para comprar depois, mas meu pai acabou me dando de presente naquele dia mesmo. Vale muito a pena ler esse livro, principalmente pessoas que gostam de cozinhar, gostam de comida estrangeira ou ainda não encontraram seu lugar no mundo. Hassan era um jovem indiano que não sabia o que fazer da vida depois de ter viajado por grande parte da Europa sem se fixar em nenhum lugar. É uma leitura maravilhosa muito rica em detalhes e digo mais uma vez, vale muito mesmo a pena ler.

Por hoje é isso pessoal, começando bem devagar no meio dessa correria. Ontem conversei com o meu professor de Habilidades Básicas na cozinha e ele me falou que teria aulas de comida de muitos países e vou ter comida indiana também, porém apenas ano que vem, vou esperar ansiosa por essas aulas e as outras também! Ele também me contou que o filme ''Sem Reservas'' é uma versão Hollywoodana de um filme alemão chamado ''Mostly Marta'' onde a personagem alemã chega a ser milhões de vezes pior que a personagem da  Catherine Zeta-Jones na versão de Hollywood. Estou super ansiosa para assistir e logo depois farei um post sobre o filme. Bom agora eu vou indo, pois amanha é outro dia e tem aula prática!! Obrigada pela atenção e espero que tenham gostado. Até a próxima!

♥Strawberry Queen

2 comentários:

  1. Ual, quando você me contou sobre o livro eu particularmente não me interessei muito mais lendo o post no blog confesso que até me deu vontade de ler... creio que esse livro me daria fome KSPOAKPSKAPOS' Parabéns pela resenha está ótima, e nem liguei para os spoilers xP Bejos

    ResponderExcluir
  2. AAh obrigada *-* com certeza você vai ficar com desejo de experimentar comida indiana! Confesso que no começo do livro o achei estranho por alguns tipo de comparação quando ele descreve algumas coisas, mas depois acostumei. É uma história muito legal!

    ResponderExcluir