quinta-feira, 27 de junho de 2013

♥O Último Chef Chinês♥


Olá pessoal, estou triste e feliz ao mesmo tempo ao finalizar "O Último Chef Chinês". Foi um livro que estava na minha lista de desejos e o ganhei de pascoa junto a outros três. E foi uma ótima aquisição. Principalmente após meu professor de habilidades básicas dizer que era um bom livro. Confesso que não esperava tanto dele mas que me surpreendeu muito no decorrer da história. Não queria lê-lo pois começava triste, mas me arrependo de ter enrolado tanto. Como o livro "A Viagem de Cem Passos" você fica com vontade de experimentar toda a comida que é mostrada no livro. Mesmo se você não gostar de uma coisa, ou estranhar algum prato, você vai querer experimentar! Então vamos a história!

Meggie McElroy havia perdido o marido a um ano em um acidente e ficou mergulhada em total depressão apenas fazendo seu trabalho como colunista na revista Mesa. E um dia chega uma noticia da China sobre um processo de reconhecimento de paternidade contra seu falecido marido. (triste né?) Sua chefe, também sua amiga, conhecendo bem Meggie, decide passar um trabalho para ela enquanto está na china, escrever sobre um novo chef Sino-americano Sam Liang, nascido e criado nos Estados Unidos, mas que se mudou para china e mergulhou de cabeça nas receitas mais tradicionais do país com a ajuda de seus "tios" como professores. E ele participaria de um teste para ir para Olimpíada da Cultura (em 2008) Ela aceita e vai.

Você espera ver no livro pratos como o pato de pequim, yakisoba e bolinhos no vapor? Os bolinhos no vapor até que sim, mas pessoas que desconhecem sobre cultura e gastronomia chinesa nem imaginam a cultura maravilhosa que é esse país. Como disse, você tem vontade de provar tudo, até a enguia frita! Não, eles não mostram cachorro nem baratas nem outros insetos nojentos sendo consumidos, afinal como muitos sabem isso é comida pra turista vendido como iguaria. Lembrando que a China passou por muitos períodos de fome então eles realmente tiveram que se alimentar do que encontravam. Enfim.

Eu fiquei muito triste no fim do livro quando vi que os personagens "principais" eram fictícios. É, sempre no fim de uma boa história é difícil de aceitar a realidade e ver que era mentirinha. Muito difícil aliás.

--------------------Possíveis Spoilers--------------------
Quando comecei a ler o livro, a trágica história me deixou deprimida. Mas no decorrer do livro você cria muitas expectativas. Das quais sobre a criança que será reconhecida, sobre o teste para a olimpíada e sobre um possível romance entre Sam e Meggie. Tive muitas dificuldades para imaginar Meggie, principalmente por que apenas no meio do livro resolvem falar que seu cabelo era cacheado. Mas não foi nem um pouco difícil imaginar Sam, com seu cabelo negro em um rabo de cavalo na nuca. Felizmente o romance acontece e se insinua durar. Infelizmente Sam perde no teste, pois um dos participantes era filho do ministro, e apenas um parecia ser realmente superior a Sam, fazendo com que as duas vagas fossem ocupadas, mas que ficasse claro que se o filho do ministro não estivesse participando, a vaga seria dele. A criança realmente não era filha do falecido marido (Matt) mas coisas surpreendentes acontecem e Meggie decide ajudar Gao Lan (a mãe da criança) com o pai verdadeiro.
-----------------------------------------------------------
Enquanto lia o livro, me lembrava de uma amiga de ensino médio que é taiwanesa, veio para o brasil com seis anos e sabia maravilhosamente falar chines, português e desenhar. Ela me explicara algumas coisas de lá e de sua língua, me levara um dia um pãozinho chinês recheado com carne de soja (nunca comi nada de soja tão gostoso quanto aqueles bolinhos) e além de ter sido um grande apoio para mim enquanto morava em valinhos. Enquanto lia os nomes complicados em Chinês me lembrava dela tentando me ensinar alguma palavra (em vão, sou péssima em línguas estrangeiras.) Isso me da saudades dela.

Ao fim do livro a autora faz muitos agradecimentos e disponibiliza o seu Site para quem quiser saber mais sobre comida na china etc. Eu entrarei no site futuramente e olharei sobre seus outros trabalhos. O site se encontra em inglês.
Enfim pessoal, aqui vai uma bela ressaca literária para mim e uma dica para vocês! Espero que tenham gostado e que aproveitem para ler e conhecer um pouco do mundo Chinês. Até a próxima!

♥Strawberry Queen

2 comentários:

  1. Meu deus as minhas ressacas literárias já são o suficiente!! SKAOPSKPOA' Gostei bastante do post e parece que o livro não se trata apenas de comida (será que esse livro me deixaria com fome?) SKAOPSPO' Provavelmente, ainda pedirei ele emprestado para você KSAOKSPO'Achei interessante logo no começo do post você comentar que não esperava muito do livro e que ele te impressionou, e acho que isso é o que torna alguns livros tão especiais, você já se interessa e quando se surpreende da aquele gostinho especial não é mesmo? KOSPAKSPO'
    Beeijos linda lindo post *-*

    ResponderExcluir
  2. Esse é aquele livro q vc tinha me falado né? Ando num clima chinês (até fiz uns bolinhos no vapor no fds hahah) e agora tô morrendo de vontade de ler esse livro >.<
    Adorei seu blog e seu estilo de escrever! :D Consigo te imaginar falando tudo o que está escrito! Heheheh
    Beeijos

    ResponderExcluir