segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

♥ Mimi Wo Sumaseba♥

Hey pessoal, dei uma sumidinha por conta da faculdade mas agora estou de férias e estou de volta! Tentarei aparecer com mais frequência!
Hoje vou falar de um filme do Studio Ghibli. Para quem não conhece é um estúdio que faz filmes de Animação como A viagem de Chihiro (meu favorito), Castelo Animado, Kiki's Delivery Service, entre muitos outros. O filme que vou comentar hoje se chama Mimi Wo Sumaseba e eu o descobri por acaso pelo Tumblr, mais exatamente por um Gif que eu acabei me identificando muito! E eu já tinha visto essa personagem na foto inicial do post. Enfim. Como fã do Stidio Ghibli eu vou ver todos os filmes um dia, e esse acabou sendo por acaso baixado por mim a um tempo. Vamos a história!

Shizuku Tsukishima é uma estudante do fundamental dois aparentemente, e seu maior interesse é em livros. Seu pai trabalha em uma biblioteca e sua mãe é uma estudante. Sua irmã aparentemente é quem ajuda em casa e está sempre mandando em Shizuku, o que no inicio ela não parece se importar. No começo do filme ela percebe que no cartão do livro da biblioteca há uma pessoa chamada Amasawa Seiji e que havia pego os 3 livros que ela havia pego emprestado antes dela. Ela achando muita coincidência, fica muito curiosa sobre o assunto, se perguntando que tipo de pessoa é.

O engraçado é que o filme se desenvolve maravilhosamente mesmo você já sabendo o que vem a seguir, por ser um filme infantil provavelmente. Essa é a magia do Studio Ghibli, a arte que eles proporcionam para quem assiste e o obvio misturado com o que você não esperava ver é maravilhoso!
É o único filme do Studio Ghibli (que eu vi) que explora abertamente o Amor. Foi o primeiro que deixou realmente claro que o que estava acontecendo era romance.

Esse filme faz referencia a Neko no Ongaeshi (The Cat Returns, em inglês, também um dos meus favoritos), mais precisamente ao "Barão" o gato laranja e branco de terno que ganha vida e ajuda uma garota chamada Haru a escapar do Mundo dos Gatos. No Mimi Wo Sumaseba, Barão aparece em forma de estatua, como no inicio do outro filme, e também a rua arredondada com casas diferentes das que se encontram no japão. E também o gato gordo que tem uma das orelhas pintadas. A estatua é guardada por um Senhor de uma loja que concerta antiguidades. Esse Senhor é o elemento surpresa da história. 


Shizuku em uma fase do filme resolve escrever uma estória, e ela acaba contando por coincidência a história muito parecida da estatua do gato e fica surpresa quando o Senhor da loja conta sua história.( O mais legal de tudo é que, sete anos depois de Mimi Wo Sumaseba o "gato retorna" no filme Neko no Ongaeshi, fico imaginando se eles acharam a estatua tão enigmática a ponto de fazer um filme a sua volta). 

O objetivo da história do filme e seu nome (sussurros do coração) é dizer que seu coração sussurra e o destino escuta. Então para ser mais clara, o coração de Seiji desejou que Shizuku o notasse, mas ele se esforçou muito e leu o máximo de livros possíveis antes dela para que ela visse seu nome no cartão. O senhor desejou que o destino cumprisse a promessa que ele e uma senhorita fizeram em sua juventude, e Shizuku escreveu algo parecido. "O poder do coração" é algo muito forte nesse filme, o que o deixa tão bonito.

Bom pessoa, por hoje é só. Espero que tenham gostado do post, eu super recomendo esse filme para TODOS. É um filme relaxante que no fim acaba fazendo você pensar sobre seu futuro e se todas as decisões que você já tomou sobre sua vida realmente estão certa. Na realidade eu recomendo todos os filmes do Studio Ghibli, um dia falarei sobre os outros filmes aqui! Esse filme tem mangá, mas eu não cheguei a procurar ver se há traduzido online, o traço não é tão bonito quanto do filme obviamente, então fica a critério de vocês escolher! Mas ainda recomendo o filme! Até mais!


BONUS:


♥Strawberry Queen

Nenhum comentário:

Postar um comentário